HUMOR NA PROPAGANDA ABRE SEMANA DO FOCO

Descontração e troca de conhecimentos. Assim, teve início o FOCO 2009, com o tema Humor na Comunicação. O evento é realizado pela Diretoria de Área de Comunicação da USCS e tem por objetivo integrar os estudantes com temas da atualidade, abordados nos vários segmentos da comunicação.

A primeira noite do evento foi direcionada aos estudantes de Publicidade e Propaganda e contou com as palestras “Charges na Propaganda” e “Novas mídias, novos formatos e o novo profissional de comunicação”, respectivamente comandadas pelo cartunista e designer gráfico, Dorinho Bastos, e pelo diretor de novas mídias da Rede Globo de Televisão, Giuliano Chiaradia. Além deles, a mesa de debatedores foi composta pelas professoras de publicidade da USCS, Luciana Patara e Emelin Torossian e pelo prof. Roberto Elisio, que leciona Teoria da Comunicação. O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 12, no Auditório Hélcio Quaglio.

Para dar início ao FOCO 2009, a Diretora de Área de Comunicação, profa. Ana Claudia Marques Govatto, e o reitor da Universidade, prof. Sílvio Augusto Minciotti, parabenizaram os estudantes de Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda pelos oito prêmios conquistados na Expocom Sudeste 2009, evento de comunicação que premia os melhores trabalhos desenvolvidos nas universidades dos quatro estados (SP, Rio, Minas e Espírito Santo) e que garante o “passaporte” para a disputa nacional. “Essas vitórias provam cada vez mais a capacidade dos estudantes e da nossa Universidade. Isso só entusiasma a semana do FOCO, que é uma ferramenta importantíssima e imprescindível para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV da USCS”, enfatizou o reitor.

Logo em seguida ocorreu o lançamento de livros, recentemente elaborados por docentes de comunicação. Os professores Roberto Elisio, João Batista Cardoso e Herom Vargas apresentaram a obra “Mutações na cultura midiática”. Em projeto solo, o prof. João Batista divulgou “A semiótica do cenário televisivo” e o prof. Gino Giacomini a quinta edição do livro “Consumidor versus propaganda”.

Com o tema “Charges na propaganda”, o primeiro palestrante da noite levou ao público presente toda a arte e conceito das charges e cartuns sobre comunicação. O cartunista e designer gráfico, Dorinho Bastos, contou um pouco de sua história e mostrou, por meio de seus desenhos publicados semanalmente na Revista Propaganda e no Jornal Propaganda e Marketing, os conceitos que envolvem o humor na comunicação, sempre enfatizando a sátira sobre os produtos publicitários veiculados na grande mídia.

E para tornar real e dinâmica a idéia de como o humor pode influenciar na transmissão das mensagens apresentadas pelos meios de comunicação de massa, o diretor de novas mídias da Rede Globo de Televisão, Giuliano Chiaradia, explanou sobre “Novas mídias, novos formatos e o novo profissional de comunicação”. Utilizando-se da apresentação de vídeos de curta duração muito conhecidos pelo público – os vídeos virais – ele enfatizou que a adaptação aos novos formatos de veiculação dos produtos de comunicação é essencial para o profissional se estabelecer no atual mercado de trabalho. Depois das explicações, o palco do Auditório Hélcio Quaglio foi tomado por uma dinâmica envolvendo vinte participantes do FOCO. A proposta feita pelo convidado era que dois grupos de dez pessoas gravassem um vídeo de um minuto utilizando apenas um celular. A atividade foi bem recebida e contribuiu para o sucesso do primeiro dia do evento.

“Esse contato com os estudantes e o aprendizado com o Dorinho – outro palestrante da noite – é muito bom e colabora para a produção de conhecimento. Quis mostrar que a integração entre a internet, o computador e os aparelhos de celular é uma tendência no atual mercado de trabalho e só deve crescer”, comentou Chiaradia, que durante toda sua apresentação se utilizou de um telefone celular para mostrar os conteúdos preparados.

A diretora de Área de Comunicação da USCS, profa. Ana Claudia Marques Govatto, destacou que a participação dos estudantes é essencial para o sucesso de iniciativas desse tipo. “Os alunos só tem a ganhar. Todos os palestrantes da semana são de alto nível e passarão informações da melhor qualidade”.

0 comentários: