Novo Jornalismo é destaque na segunda noite do FOCO

A noite desta quarta-feira do Fórum de Comunicação da USCS foi direcionada aos estudantes do curso de Jornalismo, que tiveram a oportunidade de conversar com as apresentadoras do programa “Caminhos Alternativos”, da Rádio CBN, Fabíola Cidral e Pétria Chaves, e com o cartunista Oswaldo Dacosta. Tudo isso, no auditório Hélcio Quaglio, sob o comando dos professores de radiojornalismo Eloísa Oliveira e Flávio Falciano.

As jornalistas comentaram suas experiências no mercado de trabalho e a maneira engajada com que conduzem as reportagens, que objetivam humanizar as pautas e acrescentar qualidade de vida e bem estar aos ouvintes, o chamado Novo Jornalismo. Para elas, isso tem relação direta com o tema do evento “Humor na mídia”, ressaltando que humor não tem a ver só com graça e riso, mas sim com toda a transformação sentimental vivida pelo ouvinte.
O cartunista Oswaldo Dacosta – que tem vários trabalhos expostos na entrada do Prédio D - fez a platéia sorrir com suas charges, apresentando também desenhos e obras dos principais chargistas do país, como Ziraldo e Millôr. Ele também fez questão de ressaltar que em muitos casos os desenhos chamam mais a atenção das pessoas, pois estão ligados diretamente ao humor, traduzindo o sentimento coletivo.

Quando foi aberto o espaço para debate os estudantes levantaram questões sobre o surgimento e criação da pautas e desenhos, além de histórias engraçadas que marcaram uma entrevista ou a produção de matérias. Uma pergunta que se destacou foi sobre a pouca presença de mulheres entre os cartunistas, com o que concordou Dacosta, sem conseguir explicar o porquê.

Para o estudante do 4º ano de Jornalismo, Vinicius Ramalho, a segunda noite do evento foi de grande valia, porque “é importante saber que tem gente inteligente produzindo coisas boas e novas no meio da comunicação. Interessante também ver as apresentadoras da CBN produzindo programas alternativos e com muita qualidade”, afirma o estudante.

Para a professora Eloísa Oliveira, essa edição do FOCO tem uma pitada de inovação, trazendo um novo olhar para o jornalismo. “Essa maneira de fazer humor no Jornalismo, não é uma forma de fazer rir, mas sim retratar com qualidade um lado bom da notícia, trazendo bem estar ao ouvinte”, ressalta. Já a jornalista Petria Chaves relembrou os tempos de estudante e das palestras que ocorreram durante sua graduação. “Sempre gostei muito desse contato direto com profissionais do mercado, que a universidade proporcionava. Hoje, me vejo do outro lado e tento passar aos estudantes um pouco dessa paixão em ser jornalista”.

Hoje é a vez dos radialistas irem ao Auditório Hélcio Quaglio, de preferência bem humorados, para ouvirem as experiências vividas pelos ex-alunos da USCS, que trabalham no Shop Tour: Roger Furlan, Marcio Sossay, Luiz Beltrame e Daniel Martinez. O comando da noite fica por conta dos professores do curso de Rádio e TV, Carlos Alberto Kerr Rodrigues e Luciano de Souza. O evento começa às 19h, no Auditório Hélcio Quaglio, prédio B da USCS.
Compareça!


Texto Produzido pela AJO - Agência Experimental de Jornalismo da USCS

0 comentários: